Como é feito o material auto-adesivo?

23/09/2011 01:35

 

Como veremos adiante o auto-adesivo é composto por 3 (três) elementos : Frontal, Adesivo e Protetor. Apesar de ser um produto autocolante e possuir múltiplas utilizações, a mais importante é o sistema de comunicação que ele propaga. Essa propagação de comunicação pode ser feita através de transmissão de mensagens visuais, de comunicações através de controles, de identificações, etc., ou ainda através de transmissões de comunicações por meio de processamento eletrônico de dados.

Conceito
Como o próprio nome sugere, auto-adesivo, é um produto que adere por pressão, não necessitando de cola no produto final (rótulo, etiqueta, etc.) ou na superfície que será aplicado. Como a cola vem junto, basta pressionar o Frontal na superfície após a retirada do Protetor.

Fabricação do auto-adesivo

1º Etapa : Siliconização
O papel protetor (ou Liner) tipo Glassine, Couchê ou outros, recebe aplicação de silicone, ficando em processo de “cura” de 24 a 72 horas, dependendo do silicone utilizado.
2ª Etapa : Laminação
Nesta etapa, o protetor recebe o adesivo acrílico (cola), juntando-se ao frontal formando o auto-adesivo final (sanduíche), que é a matéria-prima semi-acabada.
3ª Etapa : Acabamento
Nesta etapa as bobinas com a matéria-prima semi-acabada (auto-adesivos), entram nas máquinas cortadeiras e rebobinadeiras.

Auto-adesivo – Composição
Basicamente, o auto-adesivo é composto por 3 (três) elementos, a saber:
FRONTAL, ADESIVO e PROTETOR

1. O Frontal
É o material que pode ser impresso.
A escolha do material do frontal é determinante na aplicação do auto-adesivo (Uso interno, Uso externo, etc.).

1.1 – Frontal para Uso Interno
Quando o auto-adesivo for utilizado em ambientes internos, protegidos do sol, chuva, umidade excessiva, etc., o Frontal pode ser:
• Papel Off-set (Branco fosco);
• Papel Couchê (Brilhante);
• Papel Térmico (usado por impressoras térmicas para gravar códigos e barras);
• Laminados (Prata brilhante, Ouro brilhante e Ouro/Prata fosco).
• Outros diversos.
Obs.: Em casos específicos, pode-se usar outras películas sintéticas (PVC, Polietileno ou Polipropileno).

1.2 – Frontal para Uso Externo
Quando o auto-adesivo for utilizado em ambientes externos, exposto á intempéries (sol, chuva, umidade, etc.), o material do frontal deve ser mais resistente que o papel, podendo-se utilizar:

• PVC (Vinil Branco, Colorido e Transparente);
• Polietileno (Branco ou Transparente Brilhante);
• Polipropileno (Branco Brilhante, perolizado ou acetinado e transparente Brilhante);
• Poliester (Prata Brilhante e Ouro Brilhante);
• Tyvek
Obs.: Em casos específicos, pode-se usar papel, mas com prejuízo para a durabilidade do auto-adesivo.

2. O Adesivo
O adesivo é a superfície responsável pela aderência do frontal à superfície de aplicação do papel auto-adesivo.
Como existe grande variedade de tipos frontais e de superfícies, também existem vários tipos de adesivos, adequados a cada situação.
Não existe um tipo de auto-adesivo que funcione para todo tipo de superfície. Para obter resultados desejados (qualidade, aspecto, durabilidade, etc.) na aplicação é muito importante levar em consideração o tipo de superfície onde será aplicado, escolhendo-se corretamente o adesivo à ser utilizado.

3. O Protetor
O papel protetor (Liner), é o veículo portador e transportador do Frontal e do Adesivo, que apesar de ser jogado fora após a aplicação, ele é o componente que exige maior tecnologia e custos na produção, pois recebe um tratamento prévio, denominado e “siliconização”.
Papel com tratamento de silicone transforma-se em papel antiaderente, servindo para proteger o adesivo, mantê-lo flexível e colante por muito tempo, sem aderir definitivamente à ele.
Dependendo do sistema de impressão e aplicação do rótulo ou etiqueta, seja manual ou automático; utiliza-se o papel protetor do tipo Glassine ou Couchê ou outros.

Poderíamos falar ainda muito a respeito dos auto adesivos, más queremos sugerir que leiam as publicações da Avery (Jac-Fasson), Braga, Colacril, 3M e outros de onde poderão extrair as informações acima parcialmente prestadas.

Fonte: Guia do Gráfico - (https://www.guiadografico.com.br/artigos/como_e_feito_o_material_auto_adesivo.html
Autor: Thomaz Caspary.

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Designers Club - Todos os direitos reservados.