Dano em cabo submarino afetou web no Brasil

19/02/2010 19:15

Felipe Zmoginski, de INFO OnlineSexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 - 12h51

 

SÃO PAULO - Uma falha em um cabo submarino que liga servidores no Brasil à infraestrutura de internet nos Estados Unidos afetou o acesso à web de milhões de usuários na madrugada de ontem para hoje.

 

As primeiras falhas foram percebidas por usuários do Vírtua em São Paulo, mas afetaram também clientes da banda larga da NET em outros estados do Brasil.

As dificuldades em navegar na internet afetaram também usuários de outros serviços. No Twitter e Facebook, clientes da Oi e GVT alegaram dificuldades no período compreendido entre às 23 horas e às 2 horas da manhã.

A NET informou, via assessoria de imprensa, que uma falha na infraestrutura fornecida por terceiros causou instabilidades no início da madrugada, rapidamente superadas. De acordo com fontes ligadas às operadoras, um cabo submarino da Global Crossing, que liga redes a partir do litoral paulista a Miami, nos Estados Unidos, foi rompido no início da madrugada.

Para contornar as dificuldades, as operadoras que usam infra da Global Crossing tentaram montar outras rotas para o tráfego de dados. O acesso a sites hospedados fora do Brasil, no entanto, foi muito difícil na madrugada.

Procurada pelo Plantão INFO, a GVT informou, via departamento de comunicação, que não registrou problemas relevantes ou queixas de usuários embora use a Global Crossing como uma de suas fornecedoras.

Segundo a GVT, sua infraestrutura baseia-se fortemente no uso de recursos da Geodex, sua subsidiária, o que lhe permite manter o tráfego web estável mesmo em caso de falhas de terceiros. A assessoria da Global Crossing informou que avalia as queixas. A empresa deve emitir um comunicado ao longo do dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Designers Club - Todos os direitos reservados.