Cadeira de rodas "high-tech" dispensa uso das mãos

04/03/2010 15:14

DIÓGENES MUNIZ
enviado especial da Folha Online a Hannover
 

O poder de movimentar uma cadeira de rodas sem usar as mãos não é mais um privilégio de Charles Xavier, o líder dos X-Men. Na Cebit 2010, maior feira de tecnologia do mundo, cadeirantes podem testar o iWalker, sistema que transforma um boné em controle remoto do veículo de duas rodas.

Em vez de impressionantes dotes psíquicos, os pesquisadores alemães optaram pela simplicidade. Basta acenar levemente com a cabeça para frente, para trás ou para os lados e o dispositivo se move na direção indicada.

Obstáculos são detectados por um scanner à laser Ele cria um mapa do que está ao redor e desvia automaticamente. O risco de bater em alguma coisa é quase nulo, já que o sistema checa 50 vezes por segundo se há alguma barreira nas proximidades.

O "joystick" do cadeirante fica escondido dentro de um boné, mas não chega a ser imperceptível.

Movimentos bruscos servem para ligar e desligar o sistema, de modo que o passageiro não seja jogado para frente caso espirre ou queira falar com alguém. Os comandos chegam à cadeira por cabo ou Bluetooth.

Embaixo do assento fica o sistema nervoso do protótipo (no caso do modelo em exposição na Cebit, trata-se de notebook Asus).

O projeto é de autoria do instituto German Research Center for Artificial Intelligence. Antes de ser oferecido para comercialização, precisará passar por mais testes práticos com cadeirantes, que vão dizer se conseguem se adaptar à máquina.

Por ora, a maior barreira são os custos: cerca de 20 mil euros (quase R$ 50 mil).

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Designers Club - Todos os direitos reservados.